Mensagem

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.

terça-feira, 12 de julho de 2011

TIPOS DE AVALIAÇÃO


 
Em geral quando o termo avaliação é mencionado, temos em mente que iremos administrar testes e atribuir graus aos indivíduos. O papel da avaliação é muito mais amplo do que testar e atribuir graus, dependendo do objetivo, o avaliador poderá lançar mão de três tipos de avaliação:

Diagnóstica: é uma análise dos pontos fortes e fracos do indivíduo, ou da turma, em relação a uma determinada característica. É utilizada comumente no início do programa (Johnson & Nelson, 1979; Paniago et al,1979;Kirkendall et al,1980);

Formativa: tem pôr finalidade informar sobre o progresso do indivíduo, no decorrer do processo ensino aprendizagem, passando informações, tanto para o indivíduo, como, para o profissional, transmitindo assim ensinamentos com um conteúdo correto, da maneira certa, para as pessoas certas e no tempo certo, é normalmente utilizada quase que diariamente, a fim de se corrigir eventuais falhas no programa (Johnson & Nelson, 1979;Paniago et al,1979;Kirkendall et al,1980);

Somativa: é a soma de todas as avaliações realizadas no fim de cada unidade do planejamento, com objetivo de obter um quadro geral da evolução do indivíduo (Johnson & Nelson, 1979; Paniago et al,1979;Kirkendall et al,1980).